Leia "A Dama Pé de Cabra", de Alexandre Herculano

Alexandre Herculano foi um dos maiores representantes do romantismo em Portugal, junto de Camilo Castelo Branco. Nascido em Lisboa no ano de 1810, é hoje considerado o maior escritor de romances históricos de Portugal, o que quer dizer que seus livros geralmente eram ambientados no período medieval e em momentos épicos da história do país.

O conto que vocês estão prestes a ler, “Dama Pé de Cabra”, foi originalmente publicado por Alexandre Herculano em 1851 numa coletânea chamada “Lendas e Narrativas”. Este conto revela a face negra do autor, e reproduz, em um contexto lusitano, o tom tenebroso do gótico inglês, repleto de obscuridade, vozes, sombras misteriosas e transfigurações tenebrosas. 

Optamos por fazer poucas alterações no texto e quase nenhuma adaptação, mesmo que muitas das palavras estejam atualmente em desuso ou sejam pouco conhecidas. Talvez a leitura não seja muito fácil para alguns que não estejam acostumados com o português europeu de viés mais arcaico, mas certamente vai proporcionar um verdadeiro mergulho no lado sombrio da Idade Média de Portugal e uma experiência diferenciada se comparada a um texto mais prosaico e de fácil acesso. Este resgate será feito através do texto original, escrito pelo mestre do romantismo português que tanto inspirou e influenciou romancistas brasileiros, como por exemplo José de Alencar. Para quem prefere ler com música de fundo, sugerimos a audição da playlist no Spotify elaborada exclusivamente para este conto, que vai ajudar na ambientação medieval e na construção do clima à medida que a história avança.

Uma boa leitura a todos, ora pois.

Ouça a playlist no Spotify

Ouça a playlist do conto no Spotify

Baixe gratuitamente o conto!

1 comment

  • Blog de excelente qualidade

    Lázaro Ribeiro

Leave a comment

Please note, comments must be approved before they are published